(05 de Abril de 2024)

O caminho da internet até agora

Imagem sobre O caminho da internet até agora da Coprel Telecom

Você usa a internet todos os dias para trabalhar, estudar e se conectar com outras pessoas, mas já parou pra pensar em todo o caminho que ela percorreu ao longo dos anos? Continue lendo que vamos te contar!

Vamos partir do “nascimento” da internet, na década de 1960. O primeiro passo para uma internet tal qual a que utilizamos hoje foi a Arpanet, um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Era uma rede pequena, que conectava apenas alguns computadores em universidades e instituições de pesquisa.

Em 1970, as coisas começam a mudar. O protocolo TCP/IP foi desenvolvido, o que permitiu a comunicação entre diferentes computadores. Esse foi um passo muito importante para o desenvolvimento da internet moderna, ainda em estágios iniciais, mas com grande potencial.

No início dos anos 80, a ARPANET mudou o protocolo NCP para o novo TCP/IP. O IP havia se tornado o serviço portador da infraestrutura de informação global. Foi a partir desse período que surgiram os primeiros provedores de serviços de internet, o que permitiu às pessoas e empresas se conectarem à rede. Os avanços tecnológicos da época também permitiram o desenvolvimento de interfaces gráficas, que facilitaram a navegação na internet.

É em 1990 que chegamos na internet da forma mais próxima do que conhecemos hoje. Nessa década foi criada a World Wide Web (WWW), por Tim Berners-Lee. Isso tornou a internet mais acessível e popular, com o surgimento de diversos sites, por exemplo.

Chegando nos anos 2000 e a internet se desenvolvia plenamente. O surgimento de redes sociais, como Orkut, MSN, Twitter e Facebook permitiu que as pessoas se conectassem cada vez mais por meio da internet. O acesso se difundiu, com conexões de banda larga cada vez mais rápidas e acessíveis.

Hoje, a internet está presente em quase todas as áreas de nossas vidas. Não é só mais uma ferramenta que manda e-mails, acessa sites ou guarda informações. Agora, o potencial da internet vai muito além, estamos cada vez mais inseridos nos campos da Inteligência Artificial, Aplicativos Inteligentes e Machine Learning.

Isso exige uma conexão cada vez mais rápida, não é mesmo?
Vem ser Coprel Telecom, nossa conexão te liga ao futuro!

Compartilhe este post:
 Facebook Linkedin WhatsApp

(MARCADORES RELACIONADOS)

(BLOG_COPREL TELECOM)

Conteúdos relacionados

Ver todas
Icone link flecha Coprel Telecom

Seja o primeiro a receber
nossos conteúdos!

Whatsapp Discoprel
Developed by Agência Jung